O SIMPÓSIO

“Avanços nas técnicas de pesquisa e mudanças constantes de paradigmas precisam ser divulgados e discutidos entre pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação, nutricionistas e extensionistas de forma a facilitar e acelerar o avanço e aplicação do conhecimento científico obtido em Universidades e Centros de Pesquisa. Inúmeros avanços ocorreram nos últimos anos, como o estudo das exigências nutricionais em bovinos zebuínos; novas técnicas de determinação do fluxo ruminal e de biohidrogenação; avanços no estudo da fibra e qualidade de forragens; avaliação reprodutiva em estudos de nutrição; técnicas de mensuração da produção de metano; avanços no estudo do bem estar animal; e novas tecnologias que aumentam a eficiência do ganho de peso. Nosso objetivo com este simpósio é discutir e divulgar novas metodologias de pesquisa em nutrição de ruminantes.”

PROMOÇÃO

Entidade Proponente: Departamento de Nutrição e Produção Animal, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo.

Endereço: Av. Duque de Caxias Norte, 225, Campus Administrativo da USP, CEP 13635-900, Pirassununga, São Paulo. Fone/fax: 19-3565-4300.

EQUIPE DE TRABALHO

Coordenadores:

 Prof. Dr. Luis Felipe Prada e Silva e Prof. Dr. Francisco Palma Rennó

Colaboradores:

Prof. Dr. Marcos Veiga dos Santos
Prof. Dr. Angelica Simone Cravo Pereira
Prof. Dr. Alexandre Augusto de Oliveira Gobesso

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento do Agronegócio do Brasil depende dos avanços tecnológicos obtidos em pesquisas que resultem em melhorias de produtividade, sustentabilidade, e utilização adequada do meio ambiente. O Brasil é considerado um dos principais países produtores de alimentos, em nível mundial, posição conseguida pelo esforço contínuo de todos os envolvidos nas cadeias produtivas relacionadas a produção animal do país, sejam produtores, técnicos, pesquisadores, professores, e membros da iniciativa privada e do governo.

INTRODUÇÃO

Promover a discussão e divulgação dos avanços recentes em técnicas de pesquisa em nutrição de ruminantes, promovendo a integração dos participantes em grupos de pesquisa na área. O objetivo do evento é a difusão de bases metodológicas que auxiliem os pesquisadores no desenvolvimento de projetos de pesquisa em nutrição e produção de ruminantes.
O público-alvo abrangido inclui pesquisadores, consultores, extensionistas, estudantes de pós-graduação e graduação